O livro até pode surpreender por causa do enredo, mas sabemos que a primeira impressão da capa é decisiva para você dar o pontapé inicial. A capa é parte essencial da publicidade de uma obra, despertando interesse e ganhando destaque. Algumas dicas práticas ajudam a criar e aprovar uma capa de sucesso, confira!
1. Processo criativo
O processo de criação artística começa bem antes de pegar no lápis e papel ou de abrir os programas de criação. O designer precisa conhecer a história e estar familiarizado com o mundo que irá representar. A capa é parte da reprodução de todo o enredo, por isso é fundamental que transmita esse universo.
2. Atenção com a poluição visual
Você já deve ter notado capas com muitos elementos, várias cores e grafias espalhadas e confundindo até mesmo nome do autor e da editora. Esse tipo de ideia não é atrativo e, na verdade, pode fazer justamente o serviço reverso e espantar seu público.
3. O segredo é ser simples?
Se o excesso de elementos pode ser um problema, capas simples demais também podem ser e conferir a impressão de que a obra é sem graça. É importante que a capa do seu livro seja leve, mas com elementos expressivos e que transmitam uma mensagem impactante. O equilíbrio é chave. Muitas capas de sucesso apostam em metáforas, por isso tente pensar fora da caixa.
Gostou das dicas? Nós te desafios a pensar sobre a sua capa de livro favorita e se inspirar nela na próxima criação!