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Reposicionamento de marca: por que realizar, com base no case Pontofrio

Neste mês, a Pontofrio anunciou a mudança na identidade visual e no posicionamento da marca. Agora, a nova assinatura é a “Direto ao Ponto : >”. Com a mudança, a marca pretende criar uma linguagem mais moderna e jovem, focando em manter a comunicação digital divertida, objetiva e simples.

 

A empresa repaginou todas as lojas do Brasil com a nova identidade, além de todo interior reformado e contou com material gráfico nas novas cores. Mais de 160 lojas foram inauguradas em um único dia, com o app e o site da marca também repaginados. O logotipo do Ponto : > faz parte da simbologia dos próprios pontos, que mostra uma conexão de ponto a ponto, visando a novas possibilidades. Juntos, os pontos formam linhas que são puras e simples, algo que faz parte do DNA da marca. A palavra “frio”, por sua vez, deixou de existir, agora substituída pelo pinguim estilizado. As cores primárias do logotipo passaram a ser preto no branco, com uma bicadinha de laranja.

 

Todas essas transformações estão relacionadas com o reposicionamento de marca, algo bastante comum e por vezes crucial nas empresas. Desde que o mundo é mundo, o comportamento do consumidor se modifica ao longo dos anos. Além das crenças e valores, há uma série de fatores que contribuem nesse cenário, como as evoluções da tecnologia. Para atender corretamente aos novos anseios dos clientes, é preciso se adequar também, em geral, buscando acompanhar as inovações produtivas e socioculturais constantes.

 

É fundamental analisar uma série de fatores antes de partir para a mudança do seu negócio. Analise as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Estude como está a cultura organizacional da empresa e quais as mudanças almejadas. Se a identidade visual está obsoleta ou não condiz mais com o posicionamento de mercado, pode ser hora de investir na renovação. O importante é ter todos os motivos mapeados, compreendendo qual o status atual da marca e pensar, estrategicamente, qual será o próximo caminho e como alcançá-lo.

 

Depois de verificar cuidadosamente o cenário interno e externo, é o momento de realizar um plano de ação. A comunicação impressa também desempenha um papel importante nesse processo, e contar com uma gráfica especializada pode fazer toda a diferença para conseguir estratégias eficazes. Conte conosco para o reposicionamento de sua marca! 

 

*Crédito da imagem: Reprodução/Site Ponto